26 dezembro 2012

[Resenha] Mentes Brilhantes, Mentes Treinadas - Augusto Cury


Autor: Augusto Cury
Editora: Academia de Inteligência
Lançamento: 2010
Páginas: 128
Avaliação: Muito bom
Somos a única espécie, em meio a milhões na natureza, que pensa, tem consciência de si mesma e escreve sua história. Um privilégio indescritível. Mas temos escrito uma história que nos liberta ou nos aprisiona? Muitos vivem em sociedades livres, mas são escravos das suas emoções. Não treinam sua psique para construir um amor inteligente e uma mente brilhante e, por isso, desenvolvem transtornos psíquicos que os controla e que asfixia os outros. Todos nós queremos uma mente saudável, regada ao prazer, livre, segura, resiliente, criativa, mas frequentemente deixamos nossa mente irresponsavelmente solta, sem gerenciamento e proteção. Mentes tímidas, agitadas, ansiosas, imaturas, pessimistas, amedrontadas, flutuantes, depressivas são consequência dessa falta de gestão e proteção. Mentes Brilhantes, Mentes Treinadas aborda esses assuntos a partir da Teoria da Inteligência Multifocal, que o autor desenvolve há mais de 25 anos.

Este é o primeiro livro que leio do médico, psiquiatra e também psicoterapeuta, Augusto Cury. Confesso que quando peguei este livro, fiquei um pouco com receio de comprá-lo, pois este tipo de assunto, nunca me conquistou. Porém, quando comecei a lê-lo percebi que fiz uma bela compra.

É uma obra voltada para nós entender nossos pensamentos, aprender de forma correta a desenvolver o amor inteligente, desmistificar o heroísmo e seu autoconhecer. É um livro que em si estimula a reflexão e o faz com que aprendemos mais detalhadamente às nossas mentes.
O autor afirma que suas obras não são de autoajuda e sim uma divulgação científica fundamentada numa teoria que eles desenvolve há mais de 25 anos, a Inteligência Multifocal.

O que achei bem bacana na obra de Augusto, é que no final de cada capítulo existe uma seção chamada "Pensamentos para refletir", que são páginas com frases de assunto já debatidos que, o autor expõe para os seus leitores pensar melhor sobre a sua vida.

Veja abaixo alguns trechos:

"Quem não tem um caso de amor consigo mesmo, jamais amará profundamente as pessoas com as quais se relaciona." Pág 23.

"Os sonhos não determinam o lugar aonde vamos chegar, mas produzem a força necessária para nos tirar do lugar onde estamos. Libertam-nos da condição de espectadores e nos tornam atores sociais." Pág 39.

"Quem treina ser um eterno aprendiz, aventureiro e sonhador jamais envelhece psiquicamente e jamais perde sua inventividade, ainda que o corpo traga as marcas do tempo." Pág 63.

"Enfrentar com inteligência as angústias, perdas, fobias e outras mazelas é um caminho lento, mas consistente, para deixarmos de ser vítimas e nos tornarmos protagonistas de nossa história." Pág 88.

Como o nome do próprio livro diz, para que nós tenhamos uma mente brilhante necessariamente precisamos treiná-las. A obra é bem interessante e com certeza recomendo a leitura!

8 comentários:

  1. Que Bom , dve ser ótimo, me fez lembrar do contrário um livro de Ana Beatriz Barbosa Silva - "Mentes Perigosas", e a nova editora Academia, pensei que Cury ainda estava na Sextante.

    Ótimo post,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca ouvi falar sobre o livro "Mentes Perigosas", agora fiquei curiosa para saber mais sobre esta obra. Esse foi o primeiro livro que li do Cury e me surpreendeu bastante.
      Recomendo a leitura! Abraços.

      Excluir
  2. Uma obra de grande estilo, como sempre Augusto Cury quebrando todas as barreiras!
    estou participando seu blog se vc tiver um tempinho e quiser da uma passadinha no meu deixar um comentário e participar eu agradeço bjos!
    moradadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Augosto Cury é um escritor que marca através de exemplos simples a realidade vivida por nós, pois não sabemos muitas vezes nos organizar, queremos esconder quem somos e as coisas não são assim, temos que dar a volta por cima respeitando e amando quem estar ao nosso lado( perto de nós independente de quem seja)

    ResponderExcluir
  4. Andressa Jacinto :
    O Codigo da Inteligencia é mt bom..

    ResponderExcluir
  5. Este livro esta ajudando muito meu casamento , é muito bem msmo

    ResponderExcluir
  6. Mentes Perigosas é Bom demais, não vai se arrepender.

    ResponderExcluir
  7. Adorei o livro. Depois dele, comprei vários outros do Cury. Vale a pena ler.

    ResponderExcluir