06 agosto 2013

[Resenha] O Oceano no Fim do Caminho - Neil Gaiman

Autor: Neil Gaiman
Editora: Intrínseca
Lançamento: 2013
Páginas: 208
Avaliação: Ótimo
Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos.Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.
O Oceano no Fim do Caminho conta a história de um homem de meia-idade que, volta para à casa onde morou durante a sua infância, com o objetivo de ir para um funeral. Mas durante esse percurso, ele é atraído para uma fazenda no fim da estrada, onde, quando tinha seus sete anos, passou grandes aventuras e apuros naquele local. Ali também conheceu uma garotinha, um pouco mais velha que ele, chamada Lettie Hempstock, no qual se lembrou dela após de décadas. O homem se dirigiu para um lago que ficava localizado nos fundos da casa dessa fazenda, e o que tudo o que ele não se lembrava mais, o passado esquecido retorna à sua mente e as lembranças lhe tomam conta.

Uma festa de aniversário que não teve um bom resultado, pois seus amigos não compareceram. O seu gatinho inesquecível. O aluguel de um quarto e o surgimento de um minerador de opala, depois desses acontecimentos a vida do menino não foi mais a mesma. Consequências inimagináveis para uma criança daquela idade estavam prestes a surgir.
"O Oceano no Fim do Caminho...é uma história sobre magia, o poder das histórias e como enfrentar a escuridão dentro de cada um de nós. É sobre medo, amor, morte e famílias. Mas fundamentalmente espero que, na essência, seja um romance sobre sobrevivência." - Neil Gaiman
O protagonista é apaixonado por livros e durante a estória, ele cita diversas obras, entre elas As crônicas de Nárnia. Tem como não se apaixonar por esse garoto?

Depois que terminei de ler o livro, comecei a relembrar de alguns momentos da minha infância, dos meus sete aos onze anos. Dos meus sonhos e do que eu gostaria de ser quando crescer. Das brincadeiras que costumava a fazer com meus amigos. Do quão era bom brincar sem se preocupar com o futuro.

Ao ler essa fábula incrível do Neil Gaiman, consegui me envolver muito com o protagonista - que no qual o nome dele não é citado. A cada página virada, conseguia ficar mais surpresa com o que estava sendo contado e fiquei com alguns medos. E admiro muito o autor, por ter a facilidade em expressar os sentimentos dos personagens, coisa que atualmente, é pouco se visto algo deste tipo.
"─ Existem monstros de todos os formatos e tamanhos. Alguns deles são coisas de que as pessoas têm medo. Alguns são coisas que se parecem com outras das quais as pessoas costumavam ter medo muito tempo atrás. Algumas vezes os monstros são coisas das quais as pessoas deveriam ter medo, mas não têm." 
O "Oceano" é o primeiro livro de Gaiman que leio, mas sabe aquele momento que você termina de ler um livro e fica indignado consigo mesmo, por ainda não ter lido nada de um determinado autor? Essa é a minha situação diante do que escrevo aqui. Já virei fã do estilo de escrita do cara!

A editora Intrínseca está de parabéns por caprichar tanto nesse livro maravilhoso. Todos os detalhes, a capa, diagramação, as folhas amarelas e a divulgação em torno da obra, estão impecáveis. Fantástico!
─ Ninguém realmente se parece por fora com o que é de fato por dentro. Nem você. Nem eu. As pessoas são muito mais complicadas que isso. É assim com todo mundo.”
Se eu o indico? Devo dizer que você deve ler. E sabe o que combina perfeitamente com O Oceano no Fim do Caminho? A noite, com chuva, no período de inverno, com um bom chocolate quente e lendo num local agradável, tendo uma pitadinha de magia e nostalgia. 

20 comentários:

  1. Oi ;)
    Eu estou tão curiosa com esse livro!!!
    Essa capa é muito linda! Do tipo que se quer colocar em um quadro!!!
    Ele já estava na minha lista de compras desse ano somente por causa dessa capa lindíssima, mas agora depois da sua resenha ele está no topo da lista ^^
    Adoro esse tipo de livro que além de ter uma história contagiante tem também uma narrativa cativante.
    Estou louca pra aproveitar as chuvinhas que estão caindo a noite aqui na minha cidade pra conhecer a obra do autor!

    Essa é minha primeira vez no blog, adorei e já tó seguindo ;)
    Se quiser passar no meu, seguir e comentar tbm eu vou amar!

    Fallen In Me
    - PatyScarcella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Também acho linda esta capa e seria uma ótima ideia colocá-la em um quadro, viu? haha
      Aproveite muito esta obra e fico feliz que, com a resenha, O Oceano no Fim do Caminho conseguiu chegar ao topo de sua lista de compras no futuro. :D

      Beijos.

      Excluir
  2. Adorei a resenha, ainda não conhecia o livro e fiquei bem curiosa pra ler :D

    Beijos! ♥
    http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna. Que bom que você gostou da resenha, fico feliz em saber.

      Beijos.

      Excluir
  3. Oi!
    Que lindo a sua empolgação ao recomendar o livro! *-*
    Confesso que nunca li nada do Gaiman (um pecado, eu sei).
    Esse livro parece ser incrível e até nostálgico. Gosto de livros assim e acredito que não me decepcionarei, já que muitos leitores, assim como você, estão curtindo muito a leitura.
    Gostei de saber sua opinião e assim que tiver oportunidade, comprarei e lerei o livro. (':
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leandro. Viu só como fiquei empolgada? haha
      É incrível, realmente.
      Também nunca tinha lido nada do Neil Gaiman, mas depois de ter conferido esta obra, percebi que terei que procurar outros livros para ler do autor.

      Beijos.

      Excluir
  4. Olá, como vai?
    Gostei daqui..seguindo.

    Tenho ouvido falar muito bem deste livro, e tenho curiosidade.
    Você gostou muito então né..rs
    Só acho esta capa sinistra.

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leticia.
      Gostei demais, percebeu como me empolguei na resenha, né? haha
      Só digo-lhe uma coisa: ao terminar de ler o livro, você perceberá que esta capa foi ideal para o "Oceano". ;)

      Beijos.

      Excluir
  5. Eu também NUNCA li nada do Gaiman, acredita? Até comecei a ler Stardust, mas tive que devolver o livro e tal.
    Acredito que esse livro deve ser fantástico! Mas estou esperando minha expectativa diminuir um pouco para não me decepcionar. :(

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu super lhe recomendo! A obra é muito envolvente e acredito que você não irá se decepcionar.

      Beijos.

      Excluir
  6. O povo ta falando tanto desse livro, que estou até com medo. Apesar de parecer que o mesmo deve ser muito bom...vou esperar um pouco e se eu tiver a oportunidade vou ler com certeza.
    Beijokas, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está com medo, Brubs? haha
      Espere um pouco e quando tiver a oportunidade de lê-lo, leia. Recomendo muito! ;)

      Beijos.

      Excluir
  7. Tenho curiosidade para ler, ótima postagem s2
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiza. Obrigada, fico feliz que tenha gostado da resenha.

      Beijos.

      Excluir
  8. Oi, eu quero tanto este livro. Gostei da sinopse, amei sua resenha e eu preciso muito ler este livro.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana.
      Leia o livro e aproveite muito essa grande estória do Gaiman.

      Beijos.

      Excluir
  9. Passando pra avisar que deixei um selo pra você lá no meu blog. Se já tiver recebido ele desconsidere.

    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernando.
      Obrigada pela indicação, o selinho respondido sai esse fim de semana no blog. ;)

      Excluir
  10. Muito legal a resenha, Bruna! Fiquei ainda mais ansioso pra ler esse livro :D Anotando na minha lista de livros pra comprar!!

    http://recodificado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Bruna, tudo bem?
    Fiquei bem interessada neste livro quando uma amiga minha me falou que adorou ele! E agora, depois que li sua resenha, só fiquei com mais vontade de lê-lo! A capa é muito legal e a sinopse também (:
    Adorei a resenha!

    Beijos,
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir