04 outubro 2013

RESENHA: O Círculo de Pedra - R. Costac

Autor: R. Costac
Editora: Novo Século
Lançamento: 2012
Páginas: 600
Avaliação: Ótimo

O que você faria se tivesse que guardar o maior segredo de todos os tempos e nunca... nunca pudesse revelá-lo a mais ninguém? E se tivesse que conviver com um segredo tão incrível que mudaria sua vida para sempre? Cinco jovens estudantes descobrem um segredo guardado por quatrocentos anos que os fará viver a maior aventura de suas vidas. Eles serão levados a descobrir coisas inacreditáveis nessa fantástica jornada, desafiando constantemente suas habilidades, inteligência e coragem. E quanto a você, seria capaz de guardar o maior segredo de todos os tempos? 


A cada ano a Escola Internacional do Atlântico recebe alunos com uma capacidade de inteligência acima da média. São 8 anos de estudo e em troca a escola e seus excelentes professores oferecem sucesso profissional e pessoal, com o intuito de formar alunos com uma carreira excelente num futuro promissor. Assim, sendo os melhores na área que escolherem a atuar.


Daniel Crowley; inglês, era o melhor aluno de sua escola e obtêm uma grande paixão pelos truques de ilusionismo e é fascinado por aventuras. Margaret Crowley; irmã de Daniel, tem a habilidade de irritá-lo e é extremamente curiosa com tudo. Rafael Fab; brasileiro, trabalhava em consertar fechaduras, fazer cópias de chaves e ajudava seus pais com o dinheiro que recebia de seu trabalho. Chester Thompson; americano, morava com seus tios e a sua grande paixão era os cavalos. Marc Fournier; francês, um garoto super talentoso com a música, que tocava flauta, violino e piano, sem a menor dificuldade.

A Ilha da Coroa é onde a escola fica localizada, no meio do oceano, e é para lá que estes 5 jovens embarcarão. Durante o percurso de ida para ilha, os garotos se conhecem melhor, conversam sobre si e seu gostos, se identificando um com o outro. Depois disto, um laço de amizade estava sendo criado rapidamente. 

Ao desembarcar na ilha, percebem que aquilo não é simplesmente uma ilha, mas sim que nela existe algo de diferente, algo que instigava as suas imaginações. A escola recebia apoio de diversos países para que a instituição continuasse funcionando, contribuindo com doações em dinheiro e equipamentos. Exigia que todos seguissem as rigorosas regras e que, em hipótese alguma, entrasse na floresta sem permissão. 

E isto foi o estopim para que os jovens desvendassem os mistérios que circundam o local, buscando a resposta de várias perguntas sem justificativa. Com uma breve pesquisa e planejamento, eles descobrem coisas que jamais sairão de suas memórias. Uma grande aventura estará por vir.
"Ter medo é bom, nos mantém vivos."
O Círculo de Pedra é uma obra maravilhosa do começo ao fim. R. Costac conseguiu criar um enredo rico em detalhes e personagens muito bem construídos. Cada um possuindo uma personalidade única, mostrando os seus medos, seus receios e expondo o quão corajoso(a) é, diferenciando-se nitidamente um do outro. Além disso, percebi que o autor quis nos transmitir uma mensagem em relação ao valor da amizade e como ela é importante em nossas vidas. Sem dúvidas que, a amizade de Daniel, Rafael, Chester, Marc e também Margaret criaram, foram uma das coisas que mais gostei ao prestigiar esta deliciosa história.

A narrativa é bem fluida e detalhista, fazendo com que nos sentimos no local descrito, se tornando algo real. Durante a leitura, diversas vezes somos apresentados à figuras e referências mitológicas, seres encantadores e ao mesmo tempo horripilantes. O autor teve bastante cautela para que a obra não se tornasse algo cansativo e repetitivo. Conseguiu administrar isso muito bem.

Em relação ao projeto gráfico, a capa é bacana, não sendo algo tão chamativo, mas faz jus ao livro. A edição possui folhas amarelas e a diagramação é simples, apenas a fonte é um pouco pequena ao que já estamos acostumados a ver. A revisão pecou várias vezes, a falta de vírgula e travessões me incomodou bastante, mas o que deixou mais chateada, foi o fato que, em um momento (não vou citar qual, pois será spoiler), confundiram o nome de um personagem, consequentemente, isso ficou meio que sem sentido.

A continuação d'O Círculo de Pedra está previsto para 2014 e não vejo a hora de ser publicada e ter a oportunidade de prestigia-la. Espero que a editora tenha mais cuidado na revisão do próximo livro do R. Costac, pois sua escrita e a facilidade de criação é extremamente incrível!

Uma obra fantástica, com personagens cativantes, lugares admiráveis e revelando que as lendas vivem, realmente. Se tornou um dos melhores livros que li este ano. Recomendo demais!

18 comentários:

  1. Adorei a premissa! Principalmente porque a ilha lembra um pouco a ilha de Lost. [rs] Vou procurar. ^^

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Com certeza você gostou bastante pela sua resenha..
    Eu vi poucas pessoas falarem deste livro, mas a maioria amou.
    Tenho curiosidade, mas não é prioridade no momento. A história parece ser boa, leria com certeza...

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. A história parece mesmo bem interessante, fiquei curiosa. Mas vamos combinar que se o livro tivesse 600 páginas e não fosse detalhista, ia ser algo um tanto assustador, né?

    Por alguns motivos, capas escuras não me atraem; dificilmente compraria esse livro pela capa, mas lendo a sinopse e a resenha, realmente me interessei.

    Abraços, Paloma.
    www.bibliotequismo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nossa venho acompanhando seu blog sempre mais nunca cheguei assim de comentar,.
    Nossa esta de parabens,gostei muitoo.

    http://eloyemerson.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Hey
    Gostei da capa, não conhecia o livro!
    Como comentaram aqui, também lembrei da ilha de lost, sinal que deve ser bem interessante.

    Parabéns pela resenha e sucesso para o autor.

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  6. não conhecia o livro, mas deu um comichão de vontade de ler!!!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Sua resenha me deixou bem curiosa para ler esse livro. A capa não tinha me empolgado muito, mas depois que li a sua resenha fiquei curiosa para saber mais sobre a trama ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro. :~
    Mas curti bastante a sinopse, vou dar uma procurada depois.
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. gosto muito desse livro muito legal
    ja estou seguindo :)
    beijos
    livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Também não conhecia o livro. Mas, gostei de saber que a descrição de cenários, faz-nos sentir no lugar, isso é bem importante. Bela resenha! Bjs

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Difícil um livro conseguir manter o nível do início ao fim, viu? Quando acontece isso, já sabemos que o autor tem um grande potencial.
    Curti a indicação. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  12. Olá Bruna

    Ainda não tinha lido nenhuma resenha deste livro, mas pareceu ser bem interessante. Gosto de livros que envolvem mistérios e que transmitam uma mensagem. Vou tentar conhecer um pouco mais sobre o autor.
    Uma pena os erros, deveriam tomar mais cuidado com isto.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Adorei o estilo do livro!
    Confesso que nunca tinha visto, mas agora quero muito ler!
    Beijinhos
    Rizia-Livroterapias

    ResponderExcluir
  14. Adoro livros que trazem alguma coisa de mitologia, me interessei por esse.
    Só espero que essa narrativa detalhista não seja muito monótona.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  15. Parece um livro muito muito interessante. Adoro fantasia e mitologia!!!!
    Mas tenho tantos livros pra ler ainda... ai ai hahaha

    Já estou seguindo o blog!
    Beijos, Nina.

    http://www.rabiscoseborrroes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Parece ser realmente muito bom
    Gostei da dica

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Ah, eu quero! Todo livro misterioso me conquista - tudo bem, não precisa ser misterioso para me conquistar, mas eles têm créditos. -, e a sua resenha me fez desejá-lo ainda mais.
    Confesso que quando li "a continuação..." me brotou uma lágrima, sou perturbada pela praga de ser viciada nos livros de coleção. O que me torna escrava de uma saga, porque não sossego enquanto não estiver com ela completa.

    Adorei o blog, e já estou seguindo!
    Beijão,

    enfimepilogo(.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  18. ahhhhh, também gosto bastante desse livro! Apesar de que tive minhas raivas com alguns desses personagens e reclamei de um ou outro problema de diagramação.
    É uma misturada legal que o Ricardo resolveu fazer para colocar ai, e super funcionou na minha cabeça.
    Vamos esperar mais mistérios!!!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir