17 outubro 2013

[Resenha - Sorteio] Garota, Interrompida - Susanna Kaysen

Autora: Susanna Kaysen
Editora: Única
Lançamento: 2013
Páginas: 190
Avaliação: Muito bom
Quando a realidade torna-se brutal demais para uma garota de 18 anos, ela é hospitalizada. O ano é 1967 e a realidade é brutal para muitas pessoas. Mesmo assim poucas são consideradas loucas e trancadas por se recusarem a seguir padrões e encarar a realidade. Susanna Keysen era uma delas. Sua lucidez e percepção do mundo à sua volta era logo que seus pais, amigos e professores não entendiam. E sua vida transformou-se ao colocar os pés pela primeira vez no hospital psiquiátrico McLean, onde, nos dois anos seguintes, Susanna precisou encontrar um novo foco, uma nova interpretação de mundo, um contato com ela mesma. Corpo e mente, em processo de busca, trancada com outras garotas de sua idade. Garotas marcadas pela sociedade, excluídas, consideradas insanas, doentes e descartadas logo no início da vida adulta. Polly, Georgina, Daisy e Lisa. Estão todas ali. O que é sanidade? Garotas interrompidas.
Susanna tinha uma grande vontade em se livrar de um certo aspecto de sua personalidade e a única solução para isso, segundo sua perspectiva, era o suicídio. Em uma consulta com o terapeuta foi constatado que ela apresentava depressão aguda e a sua vida estava em um processo de desestruturação.

A decisão já estava tomada e ela tinha que estar consciente no que iria encarar. Com apenas 18 anos, Susanna foi levada para um hospital psiquiátrico, o McLean, no ano de 1967. Os dois anos seguintes ficará em um local específico para pessoas como ela: um hospício. Sua vida acabara de ser interrompida e terá que lidar com pessoas a supervisionando, havendo jovens transtornadas e sociopatas, buscando refletir mais sobre si e compreender o porquê de estar ali, naquele local em que foi parar.

"Aquilo não parava nunca, nem mesmo de noite. Era nosso acalanto. Era nosso metrônomo, nosso pulso. Era a nossa vida medida em doses pouco maiores do que as benditas colherinhas de café. Colheres de sopa, talvez? Colheres de lata, amassadas, transbordantes de algo que devia ser doce, mas era amargo e se esvaía, se derramava sem que pudéssemos sentir seu sabor: nossas vidas."
Garota, Interrompida é uma autobiografia sem papas na língua. Kaysen conduz de forma inteligente o relato desses dois anos em um hospital. Além de ser descritiva com o que acontecia consigo, destacou um espaço significante para suas amigas no qual conheceu naquele local. Entre elas, um dos destaques é a Lisa, uma sociopata que em vários momentos se tornara cômica.

A narrativa é rápida que consegue prender a atenção com facilidade. Porém, é bem crua, sem muitas emoções e direto ao ponto. Os relatos não seguem uma ordem cronológica e em vários momentos se deparamos com alguns flashbacks. Isso torna a leitura em alguns momentos confusa, mas depois se acostumamos com o modo que a autora representa os acontecimentos.

Susanna reúne alguns questionamentos impressionantes. Algumas respostas podem ser capitadas através de suas palavras, já outras fazem com que você fique matutando e buscando o caminho para uma resposta coerente para tal pergunta. Ela também busca explicar o que aconteceu com ela realmente, se baseando em alguns relatórios que recebeu após algum tempo da finalização do tratamento. São explicações bem interessantes e foi muito bom ela ter abordado isso no livro.

Em diversos capítulos somos apresentados a diagnósticos de Susanna durante o seu tratamento, com isso temos uma ideia de sua evolução nesses dois anos de internamento.

A Única Editora (selo da Editora Gente) realizou um trabalho impecável. A capa, além de ser bem rosa, possui algumas palavras em verniz, que só pessoalmente poderemos visualizá-las nitidamente. As folhas são de um aspecto diferente (mais grossas que as comuns), a diagramação é bem bacana, as fontes estão em um tamanho ótimo e os capítulos são curtinhos. A revisão está excelente, não encontrei nenhum erro se quer.

Em suma, é uma obra densa e é necessário estar preparado para ler. Foi uma leitura diferente de todas as outras que já li e posso falar que foi uma ótima experiência. Não é algo totalmente assustador, mas a realidade contada em Garota, Interrompida deixa algumas questões soltas sobre essas pessoas consideradas "diferentes". Os loucos.


Quer ter a chance de conhecer mais sobre esses dois anos que Susanna Kaysen ficou internada em um hospital psiquiátrico? Participe da nossa promoção e concorra a um exemplar do livro Garota, Interrompida.

a Rafflecopter giveaway
Atenção! Leia abaixo algumas informações importantes:

• Participação só é válida para quem residir em território nacional.
• O participante terá que cumprir todas as regras.
• Após o sorteio, entraremos em contato para que o vencedor envie seus dados em até 72 horas.
• A editora enviará o livro para a pessoa sorteada, no prazo de 30 dias.
• O anúncio do vencedor será no dia 04/11.


Boa sorte!

RESULTADO:

8 comentários:

  1. Estou louca para ler esse livro, parece bem tocante e realista... Gosto de histórias assim!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. resenha muito boa que me deixou interessado no livro que eu estou participando do sorteia
    beijos
    @livroazuis
    livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Gostei de saber mais sobre o livro, a resenha ficou ótima. Me parece bem intenso, vou participar do sorteio porque quero ler agora. ^^

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Tenho muito interesse de ler esse livro, parece ser bem legal! Adorei a resenha!

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ficou ótima a resenha :)
    Já li este livro e temos que ficar bem concentrado nele. Foi uma leitura 'fora do comum' para mim também mas eu gostei.

    Abraços,
    muchachoonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nunca li o livro mas já conheço essa história muito bem. Não gosto muito de livros que não tenham muita emoção como você falou mas essa é uma característica de muitos que são biográficos. Adorei a resenha!

    Anraços,

    Alisson
    http://contandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Esse livro parece bem legal, mas com certeza deve ser muito difícil de ler, pois ele mostra a realidade de algumas pessoas que sofrem de depressão profunda, e isso é difícil para algumas pessoas enfrentarem, quero muito ler esse livro, tem uma capa simples, porém bastante bonita.

    ResponderExcluir