01 dezembro 2013

[Resenha] A Lenda do Lago Dourado - Edson Vanzella Pereira

Autor: Edson Vanzella Pereira                                   Editora: Dracaena                                       Lançamento: 2012                                             Páginas: 380                                                             Avaliação: Bom
Os Baltimore são uma típica família de uma pequena e pacata cidade norte-americana. Tudo muda para eles quando o filho mais velho, David, com 15 anos de idade, passa em primeiro lugar no Concurso nacional de Superinteligentes do Governo Americano. Reconhecido como o novo grande gênio da nação, ele é contratado pelo governo para uma carreira de cientista. Mas, em sua primeira missão, envolve-se em um misterioso acidente que o deixa entre a vida e a morte. Srta. Marshall, agente do governo, responsável pela missão, sente-se culpada pela tragédia. Max, o irmão mais novo de David, com a ajuda da Srta. Marshal, começa a investigar secretamente as circunstâncias daquele trágico e enigmático acontecimento. Na procura por respostas, eles se envolvem em aventuras perigosas, eletrizantes, e acabam descobrindo que, por trás de fatos aparentemente sem ligação, há uma trama cruel em curso. Como pano de fundo, ainda temos uma misteriosa lenda envolvendo um lago conhecido como Lago Dourado, que vai eleger nada menos do que o próprio Max para uma missão vital ao lhe transmitir o Poder da Luz: localizar e destruir o Agente Negro, que é o mentor intelectual desse complô maligno que está pronto para eclodir.
A família Baltimore é composta por Peter, o pai; Lisa, a mãe; David, o filho mais velho com 15 anos; Max, um ano mais novo que seu irmão; e Peggy, a caçula. Uma família unida e com muito amor para compartilhar, porém, por mais que Peter seja um advogado, não vivem em uma qualidade de vida muito boa, pois a maioria das despesas vão para o tratamento das irmãs do chefe da casa, assim, é necessário ter um controle significante com seu ganhos.

A vida dessas pessoas era tranquila até quando David participa do Concurso Anual de Superdotados do Governo Federal Americano, e passa neste teste de inteligência. Com a carreira garantida pelo resto da vida, David presencia uma proposta tentadora de Jobe, o megaempresário e dono da fábrica de bombons Moranreal. Prometendo o dobro que o governo oferecia, Jobe fez o possível para que o garoto trabalhasse com ele, mas, em uma decisão concisa, o novo gênio dos Estados Unidos negou a proposta.

Apesar de David nunca ligar muito para os estudos e ser um pouco preguiçoso, essa novidade pegou todo mundo de surpresa, inclusive ele mesmo ficou feliz e surpreendido com o que estava acontecendo. O próprio Presidente do país, apelidou o jovem de "Agente Zero", pois quebrou todos os recordes de pontuação e apresentava um QI superior que Albert Einstein.

O novo astro já estava com uma agenda lotada de compromissos e com a ajuda da agente Brenda Marshal, estariam percorrendo o mundo. O primeiro país a ser visitado foi a China que, o mesmo, foi uma pequena decepção para David, pois ali não havia nada de novidade. Passado alguns dias, viajaram direto para o Brasil, com um destino voltado ao Rio de Janeiro. Lá, eles conhecem as maravilhas que aquele local poderia oferecer: praia, mar, sol, água de coco, beleza na natureza e beleza nas pessoas.

Tudo esta perfeito, porém até um certo ponto. Peter, David e Srta. Marshal estavam prestigiando um bar, sentados próximos à avenida até que dois veículos em alta velocidade trocavam tiros e vinham direto em sua direção. Um carro era da polícia e outro com homens encapuzados, em uma fração de segundos, o pai viu seu filho jogado no chão. O garoto entra em um coma irreversível.

Diante disso, tudo estava prestes a mudar. Seus pais ficam apavorados, essa tragédia percorre no mundo todo, e Max decide investigar uma lenda que já tinha ouvido falar há algum tempo; A Lenda do Lago Dourado. O poder estará nas mãos de Max e investigações perigosas estarão na mira do Poder da Luz.
"Enquanto Lisa de deparava com a triste realidade daquele local deteriorado, Max tinha uma visão diversa. Ele percebeu um reluzente foco de luz no fundo do lago, que o atraía de maneira hipnótica. Inesperadamente, o calor proveniente daquele ponto luminoso materializou-se em um feixe de raios dourados que saiu da água e atravessou seu corpo."
Intrigante, muita ação e várias mensagens de amor para compartilhar. Edson Vanzella conseguiu nos transmitir várias mensagens legais como, principalmente, o amor que os pais sentem pelo seus filhos. É muito bacana como o autor quis nos passar isso e é evidente esse amor durante a trama, do começo ao fim. Conseguiu criar personagens interessantes e admiráveis, como é o caso da Srta. Marshal que, por ser uma agente do governo, faz o possível para ajudar aqueles que precisam de seu apoio. A única coisa que me incomodou - e muito - foram os diálogos, que pareciam muito forçados, principalmente quando era falado por um  jovem. Senti falta de naturalidade nas falas, e isso foi um dos pontos que mais me deixou aflita.

A narrativa do autor é um pouco corrida, apresenta detalhes, mas, em algumas cenas, ele deixa a desejar. Porém, com suas singelas e simples palavras, faz com que o leitor fique preso ao seu livro e acompanhe novas descobertas e consequências que Max e companhia irão encarar.

O projeto gráfico está bem bacana. A capa é bem bonito, podendo visualizar a Casa Branca e o lago dourado, que ambas tem uma grande importância na história. A diagramação está ótima, com páginas amarelas e a fonte em um tamanho bom. Encontrei poucos erros na revisão, nada que prejudique demasiadamente a leitura. A Editora Dracaena está de parabéns!

Por mais que tenha algumas coisas que não me agradaram durante a leitura, eu indico o livro para todos, principalmente para aqueles que gostam um pouco de suspense e investigação. A obra de Vanzella possui uma grande diversidade e isso é vantajoso, pois têm grandes chances de agradar vários públicos. A Lenda do Lago Dourado irá cair como uma luva para você que curte estes tipos de livros. 

Um comentário:

  1. Olá Bruna

    Achei a história do livro bem interessante, já tinha ouvido falar dele e estou bem curioso para lê-lo. Gosto de livros que passam mensagens, ainda mais quando tem uma boa dose de investigação envolvida no meio.

    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir