26 janeiro 2014

[Resenha] As Aventuras de Pi - Yann Martel

Autor: Yann Martel
Editora: Nova Fronteira
Lançamento: 2001 (2012 no Brasil)
Páginas: 371
Avaliação: Ótimo

Um dos romances mais importantes do século, As aventuras de Pi é uma narrativa singular de Yann Martel que se tornou um grande best-seller. O livro narra a trajetória do jovem Pi Patel, um garoto cuja vida é revirada quando seu pai, dono de um zoológico na Índia, decide embarcar em um navio rumo ao Canadá. Durante a viagem, um trágico naufrágio deixa o menino à deriva em um bote, na companhia insólita de um tigre-de-bengala, um orangotango, uma zebra e uma hiena. A luta de Pi pela sobrevivência ao lado de animais perigosos e sobre um imenso oceano é de uma força poucas vezes vista na literatura mundial.

Imagine que você estava em um navio e ele naufraga. Você consegue se salvar em um bote sava-vidas mas você fica à deriva no Pacífico por 227 dias. Você acha que teria forças para sobreviver? Difícil, não é? Complicaria mais se eu dissesse que você teria que passar por isso tudo na agradável companhia de um tigre-de-bengala adulto e com muita fome?


As Aventuras de Pi, de Yann Martel, é muito mais que uma história de sobrevivência e superação. É uma história sobre as coisas inacreditáveis, extraordinárias e além da nossa mera existência, que regem a natureza e a vida na Terra, que nos inspira e faz nos sentir pequenos diante de tanta vastidão no mundo. O autor conta de uma forma incrível uma história fantástica que vale a pena ser lida e relida.
A narrativa acompanha Piscine Molitor Patel, um jovem indiano que vive com sua família em zoológico, o qual seu pai é o dono. Posso dizer que faz muito tempo que eu não me cativo e simpatizo tanto com um personagem quanto esse. Acompanhar o crescimento de Pi (apelido do personagem) na primeira parte do livro é inspirador. O modo como ele vive entre os animais do zoológico, os entende e compreende é encantador. O modo como ele se apega a cultura e a religião é muito curioso. Pi é hindu, cristão e muçulmano. Pode parecer esquisito,  mas a forma como o personagem vê as religiões e seus sentimentos puros em relação a elas é de uma certa forma o que dá vida a narrativa. Existem diversos acontecimentos na infância de Pi que são fundamentais em momentos mais adiante no livro, pois vão determinar como ele irá enfrentar a grande aventura no Pacífico.
A descrição dos personagens, cenários, e animais (pois muitos aparecem ou são citados no livro) é simples, de uma forma primorosa. Confesso que sempre tive um fraco pela Índia e por suas maravilhas, então a primeira parte do livro, que se passa boa parte na Índia, foi estonteante. Mas no quesito cenários, o mais estarrecedor é o Oceano Pacífico, que muda constantemente. Uma hora está uma calmaria total e mortal e em outra hora aparece uma tempestade terrível e mais mortal ainda.
As "desventuras" de Pi começam quando o pai de Pi decide que a família Patel vai se mudar para o Canadá. Mas durante uma tempestade, o navio em que eles estavam afunda, e Pi se vê em um bote com uma zebra, uma hiena, um orangotango e um tigre em meio ao maior Oceano do planeta. Se você entende um pouco de cadeia alimentar você descobre o que acontece com esses outros bichos. O âmago do livro é a convivência entre Pi e Richard Parker (o tigre) em um bote pequeno em um ambiente hostil.
É  muito interessante acompanhar tudo o que Pi tem que fazer para sobreviver. Essas coisas podem de levar do medo ao nojo. O conflito psicológico  que ele enfrente chega a ser angustiante. Cada dia na jornada de Pi é uma luta por por água e comida, não só para ele mas também para Richard Parker. As peripécias de  Pi pela sobrevivência são uma grande demonstração de engenhosidade e garra.
Pi passa por diversas aventuras e adversidades no Pacífico, algumas inimagináveis, até ser resgatado. O livro termina de uma forma simples, mas brilhante. É o que essa história é, simples mas ao mesmo tempo grandiosa. O bom é saber que depois de tudo isso o personagem teve um final feliz. Vale muito a pena ler essa emocionante história.
Se você quiser dar uma passada no meu blog, o Peregrino Literário, é só acessar http://operegrinoliterario.wordpress.com/ . O blog ainda está pequeno, mas a parceria com o Uma Jovem Leitora está ajudando muito o meu blog a crescer. Até a semana que vem.

Um comentário:

  1. Estou com o livro mas não li ainda. Mas vi o filme, é uma história linda. Bela resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir