17 janeiro 2014

[Resenha] Jogos Vorazes - Suzanne Collins

Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Lançamento: 2008
Páginas: 397
Avaliação: Ótimo
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?
Ficção científica nem sempre precisa ter alienígenas, robôs e viagens intergaláticas. A trilogia Jogos Vorazes, da autora americana Suzanne Collins, caiu nas graças de uma legião imensa de leitores contando uma estória de ficção científica que foge de certos padrões já bem estabelecidos no gênero e ao mesmo tempo colocando aspectos que atraem leitores de todas as idades.

A história se passa em Panem, um país que surgiu na América do Norte depois da extinção dos EUA, devido a uma grande guerra. O país é formado por doze distritos que são governados pela Capital. Depois que uma rebelião dos distritos foi repelida pela Capital, uma forma de controlar os distritos e impedir uma nova revolução foi criada. Os Jogos Vorazes consistem em um evento anual televisionado para todo país no qual um garoto e uma garota entre 12 e 18 anos vindos de cada um dos distritos lutam até a morte numa arena.


A narrativa segue Katniss Everdeenn, uma jovem do Distrito 12, que vive com sua mãe e com sua irmã mais nova Primrose (ou somente Prim).No dia da Colheita (o dia em que os jovens ou “tributos” são escolhidos para os Jogos) Prim é sorteada. Não podendo aceitar a ideia de perder sua irmã, Katniss se oferece para participar dos jogos, substituindo Prim.

A narrativa é em primeira pessoa, através do relato de Katniss, o que proporciona ao leitor saber praticamente tudo o que a personagem está sentindo e pensando, dando um tom dramático e certas vezes melancólico para o enredo. Mas é uma formar muito interessante de o leitor interagir mais com a personagem.

  
A forma como a autora desenrola os acontecimentos prende muito o leitor. O modo como ela colocou a sociedade futurista de Panem é muito perspicaz  e faz o leitor pensar se isso não pode ocorre em nosso dias. Os distrito padecem na pobreza enquanto os cidadãos da Capital vivem em uma eterna festa às custas dos mais fracos. É muito legal ver a reação de Katniss ao se deparar com as mordomias da capital, depois de tanto tempo passando fome.

Os demais personagens são bem desenvolvidos até certo ponto, mas ao mesmo tempo cercados de mistérios. Peeta Mellark, o garoto que vai para os Jogos com Katniss é um personagem bem interessante, devido as suas atitudes e seu caráter leal e protetor. O amigo de Katniss, Gale não é tão bem explorado quando poderia ser nesse primeiro livro, deixando dúvidas e expectativas sobre ele para os próximos livros. Haymitch é um personagem bem curioso, soturno e às vezes engraçado, principalmente quando faz babaquices quando bêbado. Outros personagens como Effie, Cinna e o abominável presidente Snow são bem marcantes.

  
Mas o ponto alto da trama realmente são os Jogos em si. Jovens lutando até a morte é realmente perturbador, mas muito emocionante. As cenas de duelos são narradas de um jeito muito coeso mas não muito explícito, obviamente para não chocar demais os leitores um pouco mais sensíveis. Acompanhar as cenas de ação e sobrevivência arrebatam fortemente o leitor. É muito legal torcer por Katniss durantes esses momentos e poder imaginar seus prodígios no tiro com arco. Mais ao mesmo tempo é muito triste acompanhar a morte de jovens inocentes que realmente não queriam estar ali.

O final é realmente muito surpreendente e inteligente. Os leitores vão ficar ansioso para ler a continuação. Vale muita a pena ler o livro, acompanhar essa narrativa muito inteligente, que for lida com um objetivo um tanto mais filosófico fica ainda melhor.


Se você quiser dar uma passada no meu blog, o Peregrino Literário, é só clicar aqui. O blog ainda está pequeno, mas a parceria com o Uma Jovem Leitora está ajudando muito o meu blog a crescer. Até a semana que vem.


Filipe Faria

3 comentários:

  1. Tenho muita vontade de ler a trilogia, só me faltam os livros. [rs] Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sou louca para ler o livro, porém tenho receio, eu já vi o filme e tenho tendencia a adiar leituras de filmes que já vi porque sei que vou me decepcionar com o filme.

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir