17 fevereiro 2014

[Resenha] Fortaleza Digital - Dan Brown

Autor: Dan Brown
Editora: Sextante
Lançamento: 1998
Páginas: 330
Avaliação: Ótimo

Em Fortaleza Digital, Brown mergulha no intrigante universo dos serviços de informação e ambienta sua história na ultra-secreta e multibilionária NSA, a Agência de Segurança Nacional americana, mais poderosa do que a CIA ou qualquer outra organização de inteligência do mundo.
Quando o supercomputador da NSA, até então considerado uma arma invencível para decodificar mensagens terroristas transmitidas pela Internet, se depara com um novo código que não pode ser quebrado, a agência recorre à sua mais brilhante criptógrafa, a bela matemática Susan Fletcher.


Dan Brown com certeza é um dos mais famosos escritores da modernidade. Mas antes do sucesso estrondoso que foi O Código da Vinci, Dan Brown começou a carreira de escritor com o suspense Fortaleza Digital. Essa primeira obra já mostra ao público o estilo de historia bem característico do autor, as conspirações em alto escalão, que podem ser vistas em todos os seus livros.

O livro conta a história de Susan Fletcher, uma criptógrafa da NSA, a mais importante organização de serviços de inteligência dos EUA. Em seu dia de folga, estando prestes a viajar com seu noivo para as montanhas ela é chamada pelo seu chefe por causa de uma emergência na Agência. Mal sabia ela que estava prestes a entrar em um jogo de alto risco.
A grande ameaça do livro é um novo algorítimo de encriptação, o Fortaleza Digital,que não pode ser decifrado nem pelo super computador da NSA, o TRANSLTR, que ameaça por em risco a segurança dos documentos secretos do governo americano. O seu inventor, Ensei Tankado, morre misteriosamente, e deixa solto pela encantadora cidade de Sevilla na Espanha, a única chave capaz de parar o código. Um enigmático anel.
O desenrolar da trama é impressionante e sagaz. Os acontecimentos na NSA com Susan são os grandes pontos do livro. Cada reviravolta eletrizante prende muito o leitor na história. Ao mesmo tempo, o noivo de Susan , o professor David Becker, vai até a Espanha em busca do anel. Isso o coloca em diversas situações mirabolantes que fazem o leitor apreciar ainda mais o livro. As melhores cenas de ação do livro são com David, que é perseguido por um assassino profissional, e são muito emocionantes. Quando você pensa que não existe mais saída para David, ele dá um jeito nas coisas, às vezes com um pouco de sorte.
Para leitores impacientes, o livro pode ser um suplício, pois o autor costuma encerrar um capítulo em um ponto crítico e depois iniciar outro com outra cena em outro continente, que pode deixar muitos com raiva. Mas é ótimo para deixar o clima de suspense.
Existem reviravoltas com personagens que você achava que eram bonzinhos e de repente eles se tornam um vilão e também o oposto. O leitor fica angustiado  e preso na leitura por todo o livro. Vale à pena conferir o livro.
Se você quiser dar uma passada no meu blog, o Peregrino Literário, é só acessar http://operegrinoliterario.wordpress.com/. O blog ainda está pequeno, mas a parceria com o Uma Jovem Leitora está ajudando muito o meu blog a crescer. Até a semana que vem.

2 comentários:

  1. Tenho vontade de ler os livros do Dan Brown, principalmente os do investigador Robert Langdon. Mas acho que vou acrescentar esse a lista. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O Ultimo que li foi Inferno, e ele escreve dessa forma mesmo que você falou.
    Abs

    ResponderExcluir