24 fevereiro 2014

[Resenha] O Ladrão de Raios - Rick Riordan

Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Lançamento: 2005
Páginas: 400
Avaliação: Bom
Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.
O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos – jovens heróis modernos – terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.
Este com certeza foi um dos livros que eu mais relutei em ler na minha vida. O sucesso da série Percy Jackson e os Olimpianos, escrita pelo autor americano Rick Riordan, é indiscutível, mas pelo pouco que eu conhecia da história, achava que esse era um livro péssimo que tinha virado moda entre uma grande leva de adolescentes pelo mundo. Mas não são se pode julgar uma obra sem antes conhece-la, então decidi que leria a série. Eis aqui minhas impressões do primeiro livro, O Ladrão de Raios.

A ideia central do livro é trazer a cultura e mitologia grega para a modernidade. Na trama, os deuses do panteão grego existem, e estão estabelecidos no Monte Olimpo que agora paira sobre o Empire Estate Building em Nova Iorque, pois s deuses estão sempre seguindo a nação mais poderosa. Consequentemente, todos os monstros e seres mitológicos também são reais e estão espalhados pelos EUA. Mas o foco principal da narrativa são nos semi-deuses (ou meios-sangues) que são jovens filhos de um deus e um humano mortal. A trama acompanha Perseu Jackson, um garoto de 12 anos que acaba descobrindo que é um desses meio-sangues e talvez o mais poderoso deles.

A narrativa em primeira pessoa, a forma como Percy se comunica com  leitor, de forma bem humorada, como se realmente estivesse falando com um amigo, é uma forma bem eficiente de cativar o leitor e simpatizar com o protagonista. O leitor acaba descobrindo tudo junto de Percy, acompanhado de uma forma bem transparente a estranha reviravolta em sua vida. O drama pessoal inicial de Percy também pode conquistar o leitor. Antes de descobrir que é um semi-deus, ele é apenas um garoto problemático, com dislexia que é expulso de todas as escolas que entra, pensando onde estará seu pai, na tristeza de sua mãe que tem que aturar o seu nojento e degradável padrasto. O leitor chega até ter pena.
Logo no começo a coisa já pega fogo. Pecy é atacado por um monstro e as dúvidas já começam a surgir. Depois mais um ataque acontece e dessa vez ele e sua mãe fogem junto de seu melhor Grover. Ele é então levado para o Acampamento Meio-Sangue, um lugar onde os semi-deuses são treinados e ficam protegidos dos monstros que os perseguem. Logo acontecem várias revelações e os personagens centrais são definitivamente apresentados. Grover se revela um sátiro (Meio garoto, meio bode) e o professor de Percy, Quíron se revela um centauro (meio homem, meio cavalo). Ele também conhece a filha de Atena Annabeth. Ele também descobre que é filho de Poseidon.
É interessantes acompanhar os primeiros dias de Percy no acampamento e també ir conhecendo os outros semi- deuses, como Clarisse e Luke (este tem uma importância tremenda para o decorrer da série). Mas logo Percy precisa sair em uma missão. O raio de Zeus foi roubado e Percy é o principal suspeito. Junto de Annabeth e Grover, ele passa por diversos desafios para salvar o Olimpo.
Depois disso é um monstro atrás do outro, chegando ao ponto que fica cansativo e o leitor fica impressionado com o tamanho do azar do trio. Mas as lutas são bem narradas e bem descritas e até bem emocionantes. Também é legal a forma como o autor associa pontos dos EUA com lugares místicos. Os cenários variam bastante, indo de Nova Iorque até o Submundo. Acompanhar o relacionamento do trio principal.
Há vários momentos chaves no livro que podem passar desapercebidos no livro, mas que são utilizados mais para frente na trama e até em outros livros da série. Existem várias cenas marcantes no final do livro, como o encontro com Hades, a luta de Percy com Ares e o Conselho do Olimpo, onde o leitor é apresentado aos demais deuses olimpianos. Mas a grande revelação no final, no qual um personagem importante e do qual ninguém desconfiava, se revela o verdadeiro vilão da história. Fica uma boa deixa para a continuação e o leitor realmente fica um pouco ansioso, não só pelo livro seguinte mas também pelo acontecimentos mais futuros da série.
Enfim, eu estava um pouco errado sobre o livro. Antes de ler eu realmente achava que o livro era horrível. Gostei de ser surpreendido pela história. O livro não é uma Obra-Prima mas é uma boa leitura. Vale a pena dar uma conferida no livro. Boa leitura.
Se você quiser dar uma passada no meu blog, o Peregrino Literário, é só acessar clicando aqui. O blog ainda está pequeno, mas a parceria com o Uma Jovem Leitora está ajudando muito o meu blog a crescer. Até a semana que vem.

6 comentários:

  1. Esse eu li, depois de ter visto o filme. Gostei bastante e vou reler quando for ler o resto da série. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha Filipe, mas percy é um daqueles livro que
    não consigo pensar em ler, sério mesmo, comecei até a ler algumas folhas da outra
    série do autor que fala dos deuses egípcios e gostei irei termina-la ainda esse ano haha. :)

    Abraços
    http://muchachoonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Já li o livro e posso dizer que é incrível! adorei a resenha :)
    Beijos
    http://lendodeitada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Li o livro depois de assistir o filme e, claro, achei o livro bem melhor, mas PJ tem realmente as suas falhas. A série melhora ao longo dos outros volumes, mas é inegável discutir que Rick Riordan trouxe um novo fenômeno para as livrarias né... Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda sou relutante sobre esse livro. Não sou muito de mitologias.
    Mas as pessoas que gostam, gostam muito. Não deve ser ruim.

    ResponderExcluir
  6. Os livros do Percey Jackson com certeza são os meus favoritos :3, só talvez perdendo para os Heróis do Olimpo que não deixa de ser tudo a mesma historia :P
    Enfim ótima resenha, vc conseguiu explicar a historia sem contar nenhum spoiler.
    abs

    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir